quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Aula - 24/02/12




Perini, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2012. INSS 1678-8931 [www.revel.inf.br].

O que é língua?
É uma competência inata e abstrata que está enraizada na cultura e é formada por um sistema muito complexo: fonético, morfológico, sintático, textual, contextual e discursivo. A língua é a habilidade que nasce com a pessoa e que é responsável pela comunicação, e esta é adquirida por observação, assim como fazem as crianças.

Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
Língua é uma das inúmeras manifestações de linguagem. Sendo assim, a sociedade necessita da linguagem para que exista uma relação entre os homens, e a principal manifestação que impulsiona isso são as línguas. Elas são a imagem que um povo tem de si, confunde-se com a maior parte da cultura desse povo e é uma arma política poderosa.

Há vínculo entre língua, pensamento e cultura?
Sim. A língua é um dos instrumentos com o qual o pensamento se expressa e também uma maneira de organizar a realidade. Em relação ao vínculo entre língua e cultura, ela se dá devido ao fato de as manifestações de base linguística estarem inseridas na cultura.

A linguagem tem sujeito?
“Sujeito” é um termo muito amplo e não permite uma resposta exata para esta questão.

O que é linguística?
É o estudo dos códigos usados pelas pessoas para se comunicarem, e da capacidade inata que nos permite levar a efeito essa atividade.

Linguística é ciência?
Pode ser considerada uma ciência empírica, focada em descrever o universo e criar teorias que expliquem tais fenômenos. Então a linguística é uma ciência na medida em que se ocupa sempre, ou seja, do estudo de dados reais, tirados do uso normal das línguas.

Para que serve a linguística?
Serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo e também para descrever e explicar o fenômeno da linguagem, na medida do possível.

A linguística tem algum compromisso necessário com a educação?
Como ciência não tem compromisso com a educação, mas os linguistas, como cidadãos, sim. As principais aplicações do conhecimento linguístico se voltam para questões educacionais, tornando linguística e educação ligadas de perto na prática.
Como a linguística se insere na pós-modernidade?
Pode-se explicar através de três sentidos em que se emprega o termo “pós-modernidade”. O primeiro é um movimento que possui objetivo de subordinar o trabalho científico a considerações de ordem ideológica, com o interesse de fazê-lo politicamente correto. No segundo, a pós-modernidade se refere à tendência de abandonar a ideia de ciências autônomas para concentrar atenção nas áreas chamadas interfaces, negando-se às vezes a possibilidade de estabelecer limites, promovendo uma interação cada vez maior com as áreas antes consideradas marginais. E o terceiro sentido, mais visível no campo da análise do discurso, refere-se a adaptar à linguística certas ideias sobre ciência em geral, às vezes conhecidas sob o rótulo de “construtivismo social”.

Quais os desafios da linguística para o século XXI?
Um dos desafios é valorizar mais o trabalho descritivo frente à elaboração de teorias e modelos de análise. Outro desafio é que, como com as demais ciências, ela se redefina à medida que o século avança.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aula - 17/02/12



Iniciamos a discussão entre Língua e Fala, além de absorvemos um pouco mais do conceito de Tecnologia.
Segundo Mário Perini a língua é um sistema programado em nosso cérebro, é um mecanismo inato e abstrato que os humanos usam desde o nascimento para se comunicarem, e que estabelece uma relação entre os esquemas mentais que formam nossa compreensão do mundo. A definição de língua, se choca com o conceito de fala, conforme Ferdinand Saussure a fala é a concretização da língua.
A fala pode ser oral ou escrita, sabendo que, na escrita, não há inatismo, e sim tecnologia; ninguém aprende a ler ou escrever de maneira espontânea, como acontece com a oralidade.
O professor comentou sobre as tendências tecnológicas, o notável avanço da tecnologia dentro da escola, desde quando  começaram a chegar os primeiros vídeos cassetes até a atual proposta política de  dar  às escolas 01 (hum) tablete por aluno.

Aula - 10/02/12



O professor explanou sobre o conteúdo programático do componente Linguagem e Tecnologia, esclareceu pontos importantes relacionados a sala virtual e nos informou da necessidade da criação de um blog que conste todos os assuntos abordados em sala de aula.

Introdução

Este blog foi criado como um apoio as aulas presenciais do componente curricular Linguagem e Tecnologia do 5º período de Letras da Universidade de Sorocaba, ministrado pelo Profº Dr. Luiz Fernando Gomes, especialista nessa área.