Podcast é um sistema de produção e difusão de conteúdos sonoros que teve origem no final do ano de 2004. O nome é um neologismo dos termos "iPod" (tocador de mp3 da Apple) e "broadcasting" (transmissão, sistema de disseminação de informação em larga escala).
8 - O podcast representa o fim do rádio? Que outras mídias prenunciaram o "fim" de suas antecessoras?
O podcast não representa o fim do rádio como meio de comunicação. O podcast só vem a somar aos diversos formatos broadcasting. O que estamos vendo é uma reconfiguração midiática em que ambos os formatos permanecem e têm seus nichos de usuários assegurados. Assim como o cd não representou o fim do vinil, e nem os tablets representam o fim dos livros impressos.
9 - O que é blogosfera? O que são blogs e quais os tipos que existem?
Blogosfera é o conjunto de blogs ao redor do mundo, seu tamanho dobra a cada seis meses. Blogs são formas de publicação onde qualquer pessoa pode facilmente dispor e começar a emitir, seja seu diário pessoal, informações jornalísticas, emissões de rádio (audioblogs) ou vídeos (vlogs) e fotos (fotolog), etc., sejam de caráter amador, jornalístico, humorista, literário.
10 - O que é P2P? Como ele funciona? Cite exemplos.
O P2P (peer to peer) é um fenômeno marcante da cibercultura. Este sistema de compartilhamento possibilita a troca de arquivos de diversos formatos ao redor do mundo, revelando redes de sociabilidade que colocam em evidência a "ciber-cultura-remix". Os sistemas P2P, embora ameaçados por problemas de copyright, encontram sempre novos modelos, fazendo com que a "ciber-cultura-remix" continue crescendo. Como exemplos de P2P, podemos citar: Ares, eMule e Shareaza.
11 - Qual é a vantagem do freenet?
O "freenet" usa tecnologias que tornam impossível para governos ou para as grandes corporações, restringirem o fluxo de informação digital.
12 - Quais as origens dos softwares do código aberto?
O surgimento dos softwares livres se deu a partir da invenção de uma licença de utilização de código fonte em 1989.
13 - O que é GPL? O que é GNU?
No ano de 1989, Richard Stallman cria a GPL (General Public License) e escreve o primeiro projeto de software livre, o GNU (acrônimo de "GNU is not Unix"). A criação foi motivada pela proibição da AT&T de utilização livre do sistema Unix. GPL não permite a apropriação privada dos trabalhos coletivos realizados, dando a todos a possibilidade de transformar e livremente distribuir as modificações.
14 - Por que o SL é um bom exemplo de cibercultura-remix?
O SL é um bom exemplo de cibercultura-remix, pois, potencializa as três leis fundadoras: liberação de emissão (qualquer um pode trabalhar em códigos e programas), princípio de conexão (trabalho e a cooperação são planetários, realizados através das redes telemáticas), e reconfiguração da indústria dos softwares proprietários como a resposta de flexibilização (abertura de códigos de alguns programas, como o Office).
15 - Acesse o site mencionado na nota de rodapé nº 16 e poste em seu blog um comentário sobre o site.
A matéria da BBC relata que a cibercultura tem criado a "citizen media", ou "mídia do cidadão". Nessa mídia, cada usuário é estimulado a produzir, narrar suas versões dos acontecimentos através de imagens e vídeos criados em celulares ou relatos de testemunhas oculares sobre blogs.
A internet está dando às pessoas uma voz, uma chance de autopublicar, e a capacidade de rapidamente compartilhar o que dizem de uma forma que nunca foi possível antes.
A ideia é encorajar as pessoas a fazer upload e publicar o conteúdo, o que significa que eles podem decidir os termos de uso de seu material. Além disso, incentivar a "cultura do remix". Mostrando que a criatividade não tem de vir dos grandes meios de comunicação, mas, de nós todos, pois temos esse talento inato para contar histórias e entreter uns aos outros".
16 - Quais os 3 argumentos de Manovich para o Remix como nova mídia?
Manovich afirma que "remix" é a melhor metáfora para compreender novas mídias. Os argumentos de Manovich são: primeiro é o que nos referimos ao pós-modernismo, a remixagem de conteúdos culturais anteriores formadas dentro de um determinado meio cultural; segundo é o que chamamos de globalização, mistura e reconfiguração de culturas nacionais em um estilo global, não necessariamente homogêneo; terceiro é a forma de remixagem que aparece com as novas mídias.
17 - Acesse o site oficial do Manovich, coloque o link dele no seu blog e poste um comentário em seu blog sobre qualquer tema do site do Manovich.
Em seu artigo From Reading to Pattern Recognition, 2011, Lev manovich diz que com o surgimento dos meios de comunicação social temos a oportunidade de estudar os processos culturais e dinâmica. Pela primeira vez, podemos seguir a imaginação de centenas de milhões de pessoas, ver as imagens e vídeos que elas criam e comentar sobre os mesmo. Hoje, as pessoas usam uma variedade de ferramentas de software para selecionar o conteúdo de interesse para elas a partir da maciça e constante expansão do universo de textos culturais e conversas.
18 - O que é copyleft?
O copyleft é um hacking do copyright, um modelo para contratos de adesão que busca corrigir falhas sociais no direito autoral padrão.
19 - Traduza a citação final do texto e comente-a.
"Nada é sagrado...Tudo é de "domínio público". Download, remix, editar, segmentar, una isto em seu banco de memória... A informação se move através de nós com a velocidade do pensamento, e, basicamente, qualquer tentativa de controlá-lo sempre sairá pela culatra." (DJ Spook, apud Murphie e Potts, 2003, p.70).
A citação final conclui que tudo é de domínio público, que todos temos direitos de usufruir da tecnologia, e quem tentar controlar as informações, jamais conseguirá fazer isso totalmente, pois sempre existirá uma saída para que a informação apareça e se propague.